A diferença entre medir e avalia

A diferença entre medir e avaliar


Medir significa dar nota ao conhecimento adquirido, este processo é feito através da aplicação de avaliações.


Avaliação são Provas ou testes aplicados ao aluno para medir o nível de seu conhecimento, o que foi absorvido pelo conteúdo proposto em sala e fora dela. Avaliar significa buscar uma forma de testar o que o aluno aprendeu.


Medir e avaliar são coisas distintas mais que caminham lado a lado.
MEDIR significa dar numero notas ou conceitos a avaliação aplicada ao aluno de modo que este possa ser considerado apto ou não a seguir adiantes com os estudos ou com a busca por novos conhecimentos. Medir é atribuir um numeral a um evento, segundo regras preestabelecidas. A tarefa mais difícil para a obtenção de um resultado de medida é o estabelecimento prévio das regras, pois isso implica uma convenção, um acordo, em que se definem os instrumentos e os procedimentos para que os resultados sejam obtidos e, sobretudo, o que é básico e essencial, a definição da unidade, momento em que o numeral atribuído se transforma em número.
Avaliar Significa observar se o aluno adquiriu conhecimento necessário para progredir, é necessário estar atento a todos os tipos de avaliação.
Medir é o ato de colher informações e as ordenar quanto ao aspecto quantitativo, numérico. Medida implica quantificação. É importante, claro, só não é conclusivo. Avaliar envolve julgamento de valor. É um processo mais amplo, porque se utiliza das descrições qualitativas e quantitativas. É uma interpretação dos dados fornecidos pela medida.


Curso Online de Práticas Para a Formação de Professores - RJ - Grátis 
Grátis Curso Online de Práticas Para a Formação de Professores - RJ - Grátis
Curso Online de Práticas Para a Formação de Professores - RJ - Grátis
A avaliação vai, justamente, aferir o rendimento educacional do estudante, através de dados qualitativos que informam sobre as inteligências, tais como: competências, habilidades, atitudes, interesses, espertezas, ironias, hábitos de trabalho, adaptação pessoal e social  e quantitativos que informam sobre o universo de conhecimentos adquiridos.
Na história da educação, existem vários estudos, como os de Pierre Bourdieu, de Michel Foucault, de Philippe Perrenoud, que abordam, dentro de suas respectivas perspectivas, a questão de como os atos examinativos (que eles denominam, inadequadamente, de “atos avaliativos”) são discriminadores, do ponto de vista sociológico. Pierre Bourdieu fala da violência simbólica, Michel Foucault do micropoder que a tudo controla e Perrenoud fala das duas lógicas, uma aparente (avaliar) e outra oculta (discriminar). 
A avaliação, para ser avaliação não necessita da classificação. O ato de avaliar é um ato de investigar a qualidade do resultado da ação. O que importa saber é se ele tem a qualidade que deveria ter. Somente isso. Não necessita de ser comparado a outro resultado. A qualificação da realidade, no ato de avaliar, tem sua base na comparação da realidade descrita com um critério, mas não com outro resultado. Desse modo, a avaliação, por si, somente detecta a qualidade do resultado, e, por isso, não discrimina ninguém. Ela diagnostica uma situação, porém nem julga nem discrimina. O julgamento e a discriminação decorrem de elementos externos à avaliação, propriamente dita. Para avaliar dez estudantes, não há nenhuma necessidade de compará-los entre si. Cada um necessita de ser comparado ao seu próprio desempenho, ou seja, cada um aprendeu ou não de modo satisfatório o que tinha que aprender. E isso basta, pois que só a partir daí ele poderá ser reorientado.

AVALIAR é julgar, concluir, tendo como base alguns elementos de suporte. Há dois tipos de avaliação, denominados, respectivamente, avaliação segundo normas e avaliação segundo critérios. Tanto numa como noutra, o comportamento de avaliar culmina com a expressão de um resultado.  Na avaliação segundo normas, a emissão do resultado é o resumo de um processo comparativo, e é função do número das alternativas conhecidas.

Existem três tipos de avaliação:
Avaliação Diagnostica: aplicada no inicio das atividades educativas e tem finalidade de realizar um levantamento do que o aluno absorveu  como aprendizado.
Avaliação Formativa: aplicada durante o processo de ensino-aprendizagem, é uma atividade continua e progressiva, que produz de forma personalizada as atividades respeitando a individualidade de cada no ritmo do aprendizado.
Avaliação Somativa:  aplicada durante o processo ensino-aprendizagem e esta relacionada com a concepção tradicional de aprendizagem, essa avaliação é realizada ao final do que é proposto ao aluno em atividades(matéria, tema, mês, bimestre).

Os instrumentos de avaliação são meios de testar o conhecimento adquirido pelo aluno e existem seis formas de fazer uma avaliação:
Prova dissertativa: Composta por questões ou temas para que os alunos respondam com suas próprias palavras, essa prova deve propor que o aluno supere o que lhe foi ensinado ou o que foi discutido.

Prova com consulta: Onde o aluno pode recorrer a matérias para elaborar suas respostas ao solicitado (pode-se recorrer a livros, revistas e cadernos).

Prova oral: O aluno deve ter um bom argumento para responder as dúvidas propostas pelo professor, o aluno deve

expor seu ponto de vista ao proposto pelo professor.

Prova com questões objetivas: O Aluno escolhe uma das respostas dentre as alternativas oferecidas ou completa as lacunas com elas. A vantagem de se aplicar este processo avaliativo é que ele possibilita um maior número de questões e  abrange um campo maior de conteúdo e tem um meio de correção mais rápido.
Exemplo: certo-errado, Múltipla Escolha, Questões de Lacunas e Questões de Correspondência.

Portifólio: Pasta com trabalhos pesquisados e elaborados pelo aluno, este deve ser entendido como um termômetro de progresso do aluno, do trabalho pedagógico da turma e da atuação do docente.
Registro/Fichas: é o instrumento onde-se registra o desempenho dos alunos nas atividades em sala e fora dela, de modo a se compreender as dificuldades. Tem por função acompanhar o processo educativo vivenciado por alunos e professores, através desse processo pode se realizar uma analise critica e reflexiva do processo de avaliação.

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »